"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 11, 2010

RISCO EUROPEU AUMENTA, BRASIL TEM O MENOR RISCO.

Aline Cury Zampieri, iG São Paulo |

Quando o assunto é risco País , pode-se dizer nos últimos tempos que, emergentes, são os outros. O risco País é um indicador que mede quanto se paga de prêmio por títulos de um país na comparação com os títulos do governo dos Estados Unidos, os treasuries. Quanto maior o número, maior o risco.

Na semana passada, os mercados de capitais sofreram um grande estresse. Dúvidas sobre a capacidade de a Grécia pagar suas dívidas, ou de seus problemas contaminarem vizinhos, derrubaram bolsas em todo o globo e provocaram uma fuga para o dólar, que se valorizou.

MP/DF - NA CAIXA DE PANDORA II

http://www.dzai.com.br/static/user//18/18747/ff1c770dcad90cc8b3d5e117c36b1331.jpg

Severino Motta, iG Brasília

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) vai investigar o Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Bandarra. Ele foi citado pelo delator do suposto esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM, Durval Barbosa.

Em depoimentos à Justiça, Durval disse que Bandarra recebeu R$ 1,6 milhão para não incomodar o governo de José Roberto Arruda e avalizar contratos de lixo feitos sem licitação.

Bandarra admite que se encontrou com Arruda na casa da procuradora do MPDF, Deborah Guerner, que também vai ser investigada pelo CNMP, para uma conversa institucional.

Ele nega qualquer tipo de irregularidade e disse que, na ocasião, houve apenas um contato político entre o Procurador e o governador eleito.

A investigação contra Bandarra teve origem em dezembro na Corregedoria do MP do Distrito Federal. Os Conselheiros Nacionais, contudo, entenderam que o ritmo da apuração não era satisfatório e decidiram, por unanimidade, “avocar” o processo.

Ou seja, tirá-lo do MP local e tocar as investigações através do CNMP.

A depender das investigações, o Conselho Nacional pode afastar Bandarra de suas funções e até exonerá-lo do serviço público.

Continua...

TUMA JR. " LICENÇA " DE 30 DIAS.

http://2.bp.blogspot.com/_5_S4Ce7d8s4/SXiihScyUVI/AAAAAAAAETI/OHrKG9zX5jM/s400/romeu-tuma-jr.jpg

A assessoria de imprensa do Ministério da Justiça informou na tarde desta terça-feira (11) que o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, vai se licenciar do cargo por 30 dias. A decisão ocorre depois de reunião com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto –a segunda em menos de 24 horas.

Tuma Júnior é suspeito de ter envolvimento com a máfia chinesa de São Paulo e de tráfico de influência, o que ele nega. Na sexta-feira, o secretário disse ao G1 que não deixaria o cargo.

O G1 tentou contato com o secretário nesta terça, mas ele ele estava em reunião com assessores em seu gabinete e não atendeu às ligações. Segundo o Ministério da Justiça, Tuma Júnior deve anunciar formalmente o afastamento ainda nesta tarde.

SAIU A CONVOCAÇÃO DO DUNGA ...

http://brunocerqueira3.files.wordpress.com/2009/01/logo_cbf_novo400.jpg
Fonte: Futebol Baiano

Veja a lista de convocados do Brasil para a Copa

Goleiros

Júlio César (Inter de Milão-ITA)
Doni (Roma-ITA)
Gomes (Tottenham-ING)

Laterais

Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Maicon (Inter de Milão-ITA)
Michel Bastos (Lyon-FRA)
Gilberto (Cruzeiro)

Zagueiros

Lúcio (Inter de Milão-ITA)
Juan (Roma-ITA)
Luisão (Benfica-POR)
Thiago Silva (Milan-ITA)

Meias

Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE)
Josué (Wolfsburg-ALE)
Felipe Melo (Juventus-ITA)
Kleberson (Flamengo)
Ramires (Benfica-POR)
Elano (Galatasaray-TUR)
Júlio Baptista (Roma-ITA)
Kaká (Real Madrid-ESP)

Atacantes

Robinho (Santos)
Nilmar (Villarreal-ESP)
Luis Fabiano (Sevilla-ESP)
Grafite (Wolfsburg-ALE)


IIPC-S - ACELERA EM 5 /7 CAPITAIS.

http://diarionet.terra.com.br/upload/371x283/inflatie.jpg
A inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) acelerou em cinco das sete capitais pesquisadas pela Fundação getulio Vargas (FGV) na primeira semana de maio. Segundo dados divulgados nesta terça-feira, Recife apresentou a maior taxa (1,23% ante 1,38% na última medição de abril) e Porto Alegre a menor (0,52% ante 0,51%).

Belo Horizonte passou de alta de 0,49% para 0,66%,

Brasília de 0,75% para 0,88%,

Rio de Janeiro de 1,11% para 1,19%

e São Paulo teve leve aumento, de 0,52% para 0,53%.

Além de Recife, Salvador também registrou desaceleração na taxa, de 0,92% para 0,79%.

Em São Paulo, três das sete classes de despesa tiveram acréscimos nas taxas de variação:

transportes (-0,37% para -0,07%),

Saúde e Cuidados Pessoais (0,66% para 0,71%)

e Despesas Diversas (-0,17% para -0,12%).

Os itens que mais pressionaram o índice na semana foram álcool combustível (-9,33% para -4,01%),

medicamentos em geral (2,90% para 3,54%)

e vinho (0,96% para 3,57%).

Fonte: Redação Terra

E NA REPUBLIQUETA DAS VAGABUNDAGENS...

Tá tudo dominado no boteco federativo dos adoradores da bebida forte, onde reina a "lei" dos aproveitadores e sem escrúpulos.

Rodrigo Rangel / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

A mesma investigação da Polícia Federal que descobriu ligações estreitas do secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, com o homem apontado como um dos chefes da máfia chinesa em São Paulo revela em detalhes a maneira como ele e seus auxiliares mais próximos transformaram seus gabinetes em Brasília, a poucos metros de onde despacha o ministro da Justiça, numa central de solução de problemas de amigos, familiares, aliados e até de escritórios de advocacia com interesses no ministério.

Os diálogos e documentos colhidos ao longo da investigação mostram Tuma Júnior e assessores usando a secretaria - e o prestígio dos cargos que ocupam - para, por exemplo, agilizar processos de naturalização de estrangeiros ilegais e obter na PF a emissão a jato de passaportes para atender pedidos que chegavam diariamente por telefone.

Os auxiliares de Tuma Júnior que mais aparecem nas gravações telefônicas são o policial federal Paulo Guilherme Mello, braço direito do secretário no Ministério da Justiça, e o delegado da PF Luciano Pestana Barbosa, diretor do Departamento de Estrangeiros, um dos principais órgãos da Secretaria Nacional de Justiça. Paulo Mello era alvo da PF desde o começo da investigação, aberta inicialmente para apurar fraudes na emissão de passaportes.

Em conversas com o próprio Tuma Júnior
, Mello aparece pedindo ajuda do chefe para obter sucesso num processo, em tramitação na Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, em que tenta indenização para seu pai por supostos danos no período do regime militar. "Manda os caras (da Comissão de Anistia) tomar no c., Romeu.

Não querem dar essa bosta aí. Sai pra todo mundo, até pra índio sai. Sai para cara do Araguaia (refere-se à guerrilha do Araguaia) que nem apareceu... Meu pai ficou dezesseis anos afastado... Dos dezesseis anos que ele ficou parado, ele não recebeu nada por isso", diz Mello a Tuma Júnior. "Deixa que eu vou ver, fica frio", responde o secretário.

Passaportes.

A PF gravou ainda ligações em que Mello, segundo os investigadores, faz suposta intermediação de pagamento de propina entre comerciante e um delegado da Polícia Civil de São Paulo. "Oh meu, tá faltando o azeite lá em casa, tá? Só pra te lembrar", diz o delegado a Mello, que em seguida se encarrega de ligar para o comerciante e avisa: "Ele (o delegado) tá cobrando o azeite dele lá."

Pelo serviço vip de emissão de passaportes, Mello chegou a ser indiciado pela PF por tráfico de influência. Um dos "clientes" de Mello é Wanderley Nunes, cabeleireiro de personalidades como a primeira-dama Marisa Letícia.

Numa das ligações, em que pede ajuda a Mello para agilizar a liberação do passaporte do filho com passagem marcada para a Europa, o cabeleireiro convida Mello para uma viagem à Holanda, "com tudo pago".

Mais vagabundagens

A CANDIDATA " MARIA VAI COM AS OUTRAS"

A deprimente candidata à sucessão do ebrioso dá mais uma demonstração que aprendeu o caminho traçado por seu criador, ou seja, como não se tem idéia de nada, criatividade e ações próprias, apropria-se as de outros.
Luciana Nunes Leal / RIO - O Estado de S.Paulo

Ao falar para uma plateia de empresários e investidores, durante seminário sobre infra-estrutura, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, adotou um típico discurso da oposição, o da eficiência da gestão pública. A ex-ministra defendeu "maior profissionalismo e Estado mais meritocrático que permita um nível de gestão mais eficiente".

Uma das críticas mais contundentes dos oposicionistas é contra o que consideram inchaço e ineficiência da máquina pública no governo Lula.

Meritocracia -

Sistema em que funcionários são promovidos por critérios de desempenho - é um termo recorrente em discursos de tucanos, como o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, que o PSDB gostaria de ver candidato a vice-presidente na chapa de José Serra.